Participamos do Programa de Aceleração AHK Rio e Fábrica de Startups

O post da semana “tá diferente!” Normalmente nossos textos são sobre dicas e regras do mercado de trabalho, mas hoje vim contar sobre um projeto muito bacana que participamos.
Alguns meses atrás, recebemos o convite de fazer parte de um programa de aceleração conduzido pela Fábrica de Startups e a AHK (Câmara de Comércio Brasil-Alemanha). Foi nossa primeira experiência nesse tipo de projeto, que é muito comum em startups, mas como não é algo tão comentado, acho importante explicar antes o que é uma aceleração.
O que é um programa de aceleração?
Basicamente, o objetivo de um programa de aceleração é: ACELERAR! (Ok, parei rsrs) Parece brincadeira, mas no fim é exatamente isso, uma forma moderna de “incubadoras de empresas” que promovem algum tipo de apoio financeiro, consultoria, treinamento e realização de eventos, em troca de participação nas ações da empresa acelerada.
O objetivo é levar uma empresa do estágio que ela está a um bem mais avançado em pouco tempo e esse foi nosso caso, o projeto de 10 semanas, tinha como desafio aumentar a eficiência do programa nacional de inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho, com foco no Rio de Janeiro.
Programa de Aceleração AHK Rio e Fábrica de Startups
O foco foi o Rio de Janeiro, pois mesmo a Lei de Aprendizagem exigindo que as empresas tenham de 5% a 15% de seus funcionários formados por aprendizes, apenas 50 das 90 mil vagas destinadas ao Programa Jovem Aprendiz estão preenchidas e muitas empresas pagavam multas por não cumprirem a cota, ao mesmo tempo que os jovens buscavam por vagas. Tentando solucionar esse problema, a empresa de inovação Fábrica de Startups e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha decidiram criar um programa de aceleração e contar com a criatividade das startups.
Inicialmente, cinco empresas foram selecionadas: Aporé, EduJob, Intelecta Games, Se Oriente e Taqe, e receberam o desafio de entregar soluções desenvolvidas, testadas em pequenas e médias empresas do Rio de Janeiro, com o prazo de setembro a novembro de 2020 para se dedicarem no processo.
A Fábrica de Startups, Câmara Brasil-Alemanha e a Secretaria do Trabalho, atuaram como mentores, auxiliando e direcionando as startups no caminho certo, além de prover recursos aos participantes.
O que entregamos?
As empresas, encontraram obstáculos como: a necessidade de um treinamento básico desse jovem em comportamento, computação básica, ferramentas de trabalho e etc… A forma da Edujob de solucionar essa etapa, foi por meio do Edufica, nossa plataforma de mini cursos online, gratuitos que oferecem conteúdos de qualidade para inserir jovens mais preparados ao mercado de trabalho, facilitando o recrutamento e o treinamento desse jovem ao entrar em uma empresa.
Para acessar nossa plataforma de microlearning gratuita, clique aqui.
Para o recrutador, evoluímos muito rápido nosso Plano Basic, que é a ferramenta destinada a pequenas e médias empresas, para o recrutamentos de jovens no Brasil, melhorando funcionalidades, filtros e interação, transformando em um processo intuitivo, com a ajuda de dicas e assistência durante a criação de vagas e andamento do processo seletivo.
Além disso, disponibilizamos 3 vagas gratuitas para incentivar empresas contratarem mais jovens, movimentando o mercado de trabalho. Se você quer conhecer nosso sistema e utilizar vagas gratuitas, clique aqui.
Quem venceu?
Foram 10 semanas intensas de muito trabalho e ao fim, nosso Head de Produto, André Moraes, representou o time em um evento online, com o Pitch contando qual foi nossa trajetória no programa de aceleração. Tivemos a oportunidade de conversar nessa feira virtual com algumas das empresas que nos acompanharam.
Das 30 Startups selecionadas, apenas 3 chegaram a final, sendo a Edujob uma delas! Foi um processo de muito aprendizado e o time todo está muito feliz por conseguir ajudar em problemas sociais por meio da tecnologia, educação e empregabilidade, que são nossas bases.
Um detalhe muito legal desse projeto, é que o foco é o RJ, mas por serem soluções onlines, a ferramenta serve para ampliar o acesso às vagas de emprego para aprendizes e estagiários no Brasil todo. Todo o conhecimento adquirido nessa aceleração, amadureceu muito e muito rapidamente nosso trabalho e nossas ferramentas, o que esperamos que reflita em mais jovens com oportunidades de emprego.
Bom, esse foi um resumo do que vivemos, uma forma diferente de conteúdo, mas que se vocês gostarem, podemos produzir de mais acontecimentos, ou sobre a rotina da equipe em home office, sobre os cargos de uma startup, enfim, mais sobre esse mundo das empresas de tecnologia.
Se quiser mandar ideias de conteúdos, pode ser no facebook ou por direct no insta da Edujob que eu estou sempre atenta 🙂