#EdujobEnsina
Essa página foi criada para informar nossos jovens e todos os que buscam aprender sobre essa nova pandemia. Ao fim deste conteúdo, vamos disponibilizar todas as fontes utilizadas e verificadas, além de ensinar onde buscar por novas informações e como evitar cair em fake news. Pense que você pode ser o responsável por ajudar a sua família entender de forma correta o que é, como funciona e como se proteger dessa doença.
Muitas pessoas infectadas não desenvolvem os sintomas, mas isso não as impedem de espalhar o vírus, o que torna a privação social algo importante.
Lavar as mãos com frequencia é uma nova regra da sociedade, pois suas mãos podem levar o vírus as áreas sensíveis do rosto.
Como o contágio é muito alto, o indicado é evitar sair de casa (se não for uma extrema necessidade), assim além de proteger você e sua família, evita de espalhar o vírus, caso se contamine.
Ta proibido tocar na boca, olhos e nariz enquanto estiver em locais ou após tocar em objetos que podem estar contaminados. Essa é a maior forma de contaminação da doença.
As superfícies podem armazenar o vírus por muitas horas, por isso, higienize objetos como celular, chaves, corrimões e maçanetas.
Se precisar sair de casa, cubra o rosto com máscara. Isso evita que você contraia ou transmita o vírus pelas vias orais.
Pode parecer besteira lembrar isso, mas evite contato com pessoas infectadas e pessoas com os sintomas.
Uma das formas de se proteger contra essa pandemia é lavando as mãos da forma correta. Segundo os especialistas, a maior forma de contaminação é tocar em um objeto ou superfície infectados e logo após passar a mão no olho, boca ou nariz.
Muitas informações incorretas são espalhadas e misturadas com as verdadeiras, dificultando a conscientização da população, que neste momento é muito importante.
Nem toda informação que você recebe em grupos de whatsapp, por exemplo, vão estar incorretas, mas desconfie de tudo que não vem de um canal confiável e procure sua fonte. Neste momento, os canais oficiais do governo e os jornais mais tradicionais são as melhores opções.
No youtube, busque por canais mais experientes ou com produtores que dominam o assunto, como cientistas, biomédicos, biólogos e etc… Indicamos os vídeos do Manual do Mundo, Canal Nostalgia, Atila Iamarino e Drauzio Varella.
Enquanto órgãos públicos como o ministério da saúde, a OMS e o governo federal não se pronunciarem em canais oficiais, não acreditem em vacinas milagrosas ou tratamentos caseiros. Busquem por informações seguras e sejam a fonte confiável do convívio de vocês.
CANAIS OFICIAIS
Além dos perfis oficiais da OMS, Anvisa, Ministério da Saúde e Governo Federal, o estado criou um aplicativo exclusivo para a pandemia. Lá você encontra instruções e contatos oficiais caso precise de ajuda.
Lembre que a informação, no momento certo, pode ajudar a salvar vidas.
Alguns dados importantes sobre:
De acordo com a OMS, mais de 1,5 milhões de pessoas já foram infectadas pelo mundo, em 166 países, mas esse número não para de subir.
Países como Itália, França e Brasil, estão adotando o Distanciamento social como método, fechando prefeituras, escolas e comércios para evitar a circulação de pessoas e a propagação do vírus.
Isso mesmo, por não ter uma cura ou tratamento, não é recomendado que você vá ao hospital, exceto em casos muito graves de deficiência respiratória.
A higiene é o principal pilar da luta contra a propagação do vírus. Lave as mãos com frequência, limpe objetos que podem estar infectados e superfícies.
Exceto em casos excepcionais, evite sair de casa ou ter contato com pessoas que estão em circulação em aglomerações, pois isso ajuda MUITO no controle da propagação do vírus.
Use este tempo para estudar, ver um filme, aprender a tocar um instrumento novo e entenda que tudo é passageiro. Logo estaremos livres novamente para ir e vir, sem medo de ser infectados ou infectar alguém.
Para disseminar o conhecimento, nas próximas semanas vamos produzir conteúdos sobre o vírus, impactos na busca por vagas, mercado de trabalho e trabalho remoto em nosso blog.
Se você deseja se aprofundar mais no assunto, criamos essa seleção de materiais em vídeos e textos confiáveis sobre a pandemia. Vamos atualizar frequentemente com os conteúdos mais relevantes e seguros sobre o tema.
Contamos com as redes sociais para diminuir o impacto das fake news. Para isso, vamos utilizar das redes sociais para desmentir algumas fake news e informar corretamente nossos jovens.